Iogurte de Kefir – Primeiros Passos
Esse é o passo básico para o manuseio do seu kefir
Iogurte de Kefir
Como preparar seu Kefir de Leite
1 colherer de grãos do kefir (Quanto menor a quantidade de grãos em relação à de leite, mais tempo demora para ficar pronto)
500 ml de leite – podendo ser integral, semi-desnatado, pausterizado, homogeneizado ou recém tirado da vaca ou cabra
1 pote não metálico com tampa e capacidade para conter o leite e ainda sobrar espaço (cerca de 1/4); Usamos potes de vidro, mas pode ser usado recipientes de plástico.
1 Peneira não metálica e larga para coar
* Caso não consuma esta quantidade, diminua os grão e o leite nesta mesma proporção
Modo de Preparo:
Coloque os grãos de kefir e o leite no pote não metálico (certifique-se de não encher mais de ¾)
Tampe-o, mas deixe uma saída de ar (a solução ideal é usar um pano fixado por um elástico no bocal do recipiente). Em temperatura ambiente, a solução fica pronta em 24 horas. A fermentação é mais rápida sob temperaturas maiores, por outro lado, quem preferir manusear o kefir a cada dois dias ou mais pode armazená-lo na geladeira. Defina um local onde não bata luz solar direta;
O sinal de que a fermentação ocorreu é a coagulação do leite.
Despeje o conteúdo numa peneira não metálica e coe o kefir em um recipiente também não metálico. O que você coou é kefir pronto para o consumo e pode ser armazenado em geladeira e consumido em, no máximo, três dias.
Lave o vasilhame onde os grãos estavam fermentando e repita o processo, adicionando mais leite fresco aos grãos.
Os grãos de kefir não devem ter contato com objetos do metal. Isto tem algumas razões. Os grãos de kefir são ácidos por natureza, e reagem com determinados metais, por exemplo o alumínio. A longo prazo, expõe-se ou ingere-se pequenas quantidades de íons metálicos, que se acumulam no corpo. Também, sob determinadas circunstâncias, os objetos do metal podem reagir com os ácidos para produzir uma corrente elétrica. Neste caso, os elétrons que passam através do microflora, devido à baixa corrente elétrica, podem interferir com a respiração de determinados micróbios. Por exemplo, isto pode interferir no sistema do transporte do elétron nas mitocôndrias das bactérias aeróbicas dos grãos de kefir. |
Delicie-se com este iogurte, podendo ser consumido com açúcar, açúcar mascavo, mel, frutas, cereais e podendo ser usado no preparo de receitas salgadas e doces.
Bom Apetite!