Introdução Alimentar
Não se desespere – se você não possui intimidade com a cozinha, eu vou te ajudar!
Nesta fase, seu bebe começa a experimentar os alimentos, ele e está conhecendo novos gostos e sabores. Ele está acostumado com o adocicado do leite materno.Quando você começar a introduzir os sucos e alimentos sólidos, ele certamente estranhará.
Comece introduzindo suco de fruta, das frutas mais docinhas, como laranja lima, melancia, manga… Não estranhe se ele não aceitar nas primeiras ofertas ou se fizer cara feia, é normal. E não desista, achando que ele nunca vai gostar!
Procure repetir as novas frutas por no mínimo 3 vezes seguidas, para que você possa identificar uma possível alergia.
Quando começar a fazer papinhas de frutas, faça sempre da mesma forma, procure usar as frutas mais doces e repetir, no caso das que ainda não foram oferecidas ao seu bebê, por no mínimo 3 vezes seguidas.
Na papinha salgada, comece com legumes como abóbora, cenoura, beterraba… esses tem melhor aceitação. Procure, inicialmente, não misturar muitos ingredientes para que a criança possa construir seu paladar.
Para temperar a comida, procure usar cebola, alho, salsa, cebolinha, alho-poró, todas as ervas frescas. Verifique com seu pediatra se você pode usar sal (muitos preferem que se inicie com papinhas sem adição de sal). De qualquer forma, evite pimenta e o excesso de sal.
Procure adotar uma rotina para o bebe, isso é essencial, criança precisa de rotina. Procure adaptar os horários da melhor forma, para que ele se sinta seguro e você consiga se organizar.
(Em breve vou postar um exemplo de rotina normalmente utilizada nos berçários. Assim, seu bebe terá uma adaptação mais fácil quando ele precisar ir para um… FIQUE DE OLHO)
Na hora de sentar para comer, faça deste momento um momento de amor. Comida é amor, é saúde. Importante não forçar a criança a comer, cada um tem seu limite, e se você forçar, pode ser traumático para a criança. Comer na mesa e no mesmo horário que a família, ajuda muito a incentivar a criança.
Importante: Evite morangos e kiwis no primeiro ano de vida, devido seu alto grau alergênico.
Cada criança tem a sua particularidade e cada pediatra tem a sua conduta, por isso, não esqueça de sempre consultar o seu!
Esta é uma dica de mãe para mãe!
É isso, gostou das dicas? Curta minha Fan Page no Facebook, inscreva-se no meu canal do YouTube, pois terá muita novidade e receitas para facilitar o seu dia a dia!
YouTube: https://www.youtube.com/c/tatialvares
Facebook: https://www.facebook.com/tatinhaalvares
Um beijo e até o próximo post!