Soro do Kefir (Whey Protein)

Soro do Kefir (Whey Protein)

SONY DSC

O soro do kefir é extremamente nutritivo. O soro do iogurte de kefir muito se assemelha ao que todos conhecem pelo nome em inglês: whey protein.

Para conseguir esse soro, é necessário deixar o kefir de leite coando em um pano de prato ou coador de café por algumas horas. As aplicações do soro de leite na indústria alimentícia são várias, desde bebidas lácteas até sorvetes e bolos. Devido a seu alto valor nutritivo, a proteína  do soro pode ser isolada e sua aplicação está relacionada com melhoramento do rendimento esportivo em atletas amadores ou profissionais.
O kefir remanescente no coador estará mais firme, por estar sem o soro, e pode ser consumido como uma coalhada seca – utilizado da forma árabe.
– O whey protein é um líquido precioso e vem sendo usado na alimentação tradicional por séculos. Na Islândia, o soro de iogurte é largamente usado na conservação de alimentos. Na Grécia, o soro de iogurte é conhecido como “água da cura”. Até pouco tempo atrás, alguns SPAs na Europa recomendavam o uso do soro de iogurte para o tratamento de diversos males, como, por exemplo, gota, anemia, artrite e até tuberculose. É uma excelente fonte de minerais, aminoácidos essenciais e lactobacilos.
Utilize para fazer uma vitamina, sopas, panquecas, waffles, biscoitos, bolos, regar suas plantas e até lavar o rosto (alguns estudos mostram que ajuda no tratamento de acnes).

Assista ao vídeo – Receita de Vitamina com Soro do Kefir – Whey Protein – Alguns chamam de Yakult

 

 

 


Comentarios

26 thoughts on “Soro do Kefir (Whey Protein)

  1. Qts ml mais ou menos de soro por dia pos treino para ganhar massa muscular sendo q o em po foi receitado 30 grs.

    1. Olá Katia,
      Essa informação somente pode ser passada por um nutricionista.
      Eu tomo 2x por semana um copo desta vitamina, que contem 1/2 copo de soro, não sei a quantidade correta que a sua nutri pode passar.
      Um beijo

  2. Mas se eu utilizo o kefir sem coar, já estou ingerindo o soro. É a mesma coisa do que se eu separasse o soro do iogurte?

    1. Olá Amanda! O soro pode ser armazenado em geladeira por até 15 dias, mas é importante que vc verifique antes do consumo a coloração e o cheiro, se continuam normais.
      Um beijo

  3. Olá Tati, estou adorando seu blog, desculpe pela pergunta, mas estou começando agora o uso de kefir, o kefir dessorado, e este que voce deixa coando, “escorrendo” por horas? e esse kefir que fica no coador pode ser consumido normalmente? outra pergunta posso fazer uma vitamina a noite, deixar na geladeira e levar ao trabalho pela manhã? saio de casa ás 05:00 da manha de casa, acho que não vai ser muito bom ligar um liquidificador essa hora kkk, e consumir no trabalho deixando na geladeira lá pelas 09:00 da manhã? obrigada Mariana.

    1. Olá Mariana!
      isso mesmo, o kefir dessorado é o kefir que coamos no coador de café, mesmo principio do cream cheese: http://tatialvares.com.br/cream-cheese-de-kefir
      Pelo kefir você pode deixar na geladeira até o dia seguinte sim, mas a vitamina, vai depender muito da fruta que você vai usar. Se for um suco concentrado de maracuja, pode, mas banana, morango… são frutas que estragam depois de batidas….
      Essa vitamina que esta no blog, voce pode preparar de manhã, pois não vai ao liquidificador. Sujiro usar o suco 100% natural de uva nesta receita, você vai ver como fica incrivel!!! http://tatialvares.com.br/vitamina-com-soro-do-kefir-whey-protein-alguns-chamam-de-yakult
      Um beijo

  4. Boa noite Tati,amei sua matéria sobre o kefir,será que você pode me aconselhar?
    eu posso trocar o whey protein pelo kefir?
    me ajuda por favor!

    1. Olá Bruna! muitos nutricionistas fazem essa troca sim, mas o melhor é vc falar com um profissional de sua preferência, que esteja acompanhando seu historico, pois isso depende de inúmeros fatores! Um Beijoooo

    1. Olá Gil! pode armazenar de 10 a 15 dias. Na hora que for consumir, sempre verifique se a cor e o cheiro continuam característicos do soro, caso contrario, não consuma! Um beijo!

  5. Olá Tati, eu fiz o queijo de kefir e ficou maravilhoso.
    Você tem nos dado várias idéias saborosas e nutritivas.
    Obrigada pelas suas dicas.

    Um beijo

  6. Adorei ler sobre o kefir.Suas explicações são ótimas.só tenho uma dúvida .coloquei o kefir fora da geladeira ,ficou meio azedo o líquido .É normal ,isso acontecer? Um abraço.

    1. Olá Andrea!!! É fora da geladeira sim!
      Ele é uma bebida ácida, mas não tanto.
      Tem varias coisas q fazem o kefir ficar ácido: precisa observar a quantidade de kefir. Fazemos uma proporção de equivalente a uma colher de sopa de kefir para 500ml de leite. (Lembrando de não usar colher de metal).
      Também pode ser o vidro tampado. Não tampe, use um pano para fechar o vidro, coloque um elástico para q ele não solte. Assim o kefir libera gases e não acidifica seu iogurte.
      Outra coisa, pode ser o tempo de fermentação. Tente deixar menos tempo. Entre 18 e 24h no máximo.
      Até vc acostumar, tente consumi-lo gelado, colocar metade do copo de iogurte e completar com leite e coloque um pouco de açúcar. Vc vai ver q fica uma delicia!
      Tomando esses cuidados, diminui a acidez. Lembrando q ele já eh uma bebida um pouco ácida, só não pode ser em excesso!
      Um beijo

  7. Olá Tati!
    Posso fazer o kefir, dar para os netos que adoram yacult e iogurte?
    Por ser um alimento ácido, queria saber se posso consumir ,pois tive HDA( hemorragia digestiva alta) ,porém tenho intestino preso e muitos gases.
    Não faço acompanhamento com nutricionista.

    1. Olá Solange!!! Eu dou kefir para meus filhos desde 1 ano de idade e eles amam! Mas o melhor é conversar com a pediatra.
      No seu caso, é um caso um pouco mais serio. Eu tive muita gastrite e intestino preso e hoje sou outra pessoa. Mas como seu caso é bem diferente, o melhor seria procurar uma nutricionista ou faça testes para saber se o seu organismo vai se adaptar. Tente na primeira semana tomar 70ml por dia, na segunda 100ml por dia, na terceira semana 200ml por dia, Aumente gradativamente, para ver se seu organismo se acostuma. Qualquer reação, pare o consumo. O ideal seria consultar um profissional de sua confiança! Um beijo

  8. Quero adquirir seu livro e o kefir
    Mas acho que não poderei ir no lançamento do livro.
    Onde posso adquirir?

  9. Olá, Tati! Parabéns pelo lançamento do seu livro! Você nem imagina o quanto tem me ajudado! Queria te perguntar se há possibilidade de um lançamento aqui no Rio de janeiro! Um beijão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *